Processos de Aprendizagem e desenvolvimento do aluno com necessidades educacionais especiais transitórias
quarta-feira, 22 de junho de 2011
O que são classes hospitalares?
Classe hospitalar é o acompanhamento do curriculo escolar da criança que se encontra hospitalizada. O atendimento educacional é feito a partir de um currículo flexibilizado/adaptado para atender as necessidades da criança, sem que haja grandes prejuízos no seu processo de escolarização, como por exemplo reprovações.
terça-feira, 21 de junho de 2011
A hospitalização
A hospitalização provoca uma série de mudanças na criança e na sua família. A criança fica sensível e com medo, pois o ambiente é estranho e as pessoas desconhecidas. A adaptação é difícil para algumas crianças, pois elas são retiradas do seu ambiente de aconchego, sua casa, são afastadas da escola, ficam longe de seus familiares e amigos, passam a levar 'picadas' constantes para a realização de exames, e passam a se alimentar de uma comida que na maioria das vezes não as atrai.
Por todos esses fatores, a classe hospitalar se torna muito importante para a criança hospitalizada, uma vez que lhe devolve um pouco da normalidade de sua vida antes da internação, o convívio com outras crianças, brincadeiras/jogos e a continuação do aprendizado, além de cumprir o que a Lei determina, que as crianças/adolescentes tem direito ao acompanhamento do currículo escolar durante o período de internação.
Por todos esses fatores, a classe hospitalar se torna muito importante para a criança hospitalizada, uma vez que lhe devolve um pouco da normalidade de sua vida antes da internação, o convívio com outras crianças, brincadeiras/jogos e a continuação do aprendizado, além de cumprir o que a Lei determina, que as crianças/adolescentes tem direito ao acompanhamento do currículo escolar durante o período de internação.
Papel do Educador
O profissional da educação, inserido no ambiente hospitalar não deve esquecer o seu foco que é o ser humano, a criança/adolescente hospitalizada, ou seja, o currículo a ser seguido é importante, mas não é o principal. A criança está passando por um momento difícil, e precisa se adaptar ao novo ambiente e à nova rotina, portanto o educador, deve estar sensível ao estado clínico dessa criança, entendendo que não se trata apenas de 'dar conta do currículo', ou seja, perceber que é uma vida que além de necessitar de cuidados médicos, necessita de compreensão, ainda que não fale nada.
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